Descrição do Projeto

O Projeto Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM) é  uma ação social do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O Coordenador Geral é o prof. Dr. Olavo Garantizado (UNILAB).  As atividades têm como objetivo principal desenvolver Cursos (Curso de Redação Gratuito e Curso de Formação de Corretores),  palestras ( temas transversais, estrutura da redação e orientação profissional) e oficinas (construção da argumentação e correção de redações) sobre o Enem para a Comunidade do Maciço de Baturité, assim como produzir corpus e pesquisas científicas.

Histórico

Desde 2016, O Projeto  vem desenvolvendo significativas ações na Região do Maciço de Baturité. Nesse contexto, para o ano de 2020 (4ª. Fase das ações), o presente projeto tem como objetivo continuar desenvolvendo o Curso de Redação Gratuito para a comunidade, as palestras de orientação sobre a estrutura da redação, as oficinas de produção textual, o Laboratório de Correção de texto e disponibilizar materiais de estudos sobre Redação (propostas de redação, ajuda na redação, videoaulas gravadas na Unilab, podcasts de redação) gratuitamente no Portal do ProEnem (www.proenem.unilab.edu.br). Para isso, nossa base teórica será Garantizado Júnior (2011, 2017, 2018), sobre a necessidade do ensino de redação interdisciplinar, agregando outras áreas do conhecimento para a consolidação da argumentação e das teses dos estudantes pré-universitários.

Metodologia
Metodologicamente, nossas atividades serão realizadas em três momentos: a) palestras nos auditórios das escolas e nas dependências da Unilab, com a apresentação das características do estilo de texto cobrado pelo ENEM na Redação, assim como a importância da interdisciplinaridade com outras áreas podem facilitar a construção dos argumentos do texto;

b) oficinas de prática de texto e de correção de texto (Laboratórios de redação presenciais e correção de textos por meio do Portal ProEnem), a fim de perceber a evolução dos estudantes e

c) Formação das Turmas de 2020 do Curso de Redação Gratuito para a  comunidade.

As palestras são ministradas pelo professor coordenador ou por algum professor convidado e as oficinas interdisciplinares são desenvolvidas pelos estudantes universitários voluntários da UNILAB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), proporcionando o estímulo ao protagonismo estudantil. Os estudantes, com o auxílio do professor coordenador, fazem o planejamento das oficinas, a confecção do material teórico a ser ministrado nas aulas e aplicação de atividades. Os estudantes integrantes do projeto são de múltiplas áreas do conhecimento, sendo que as ações são ministradas sobre conteúdos relacionados à área que o discente faz parte.

No final do ciclo de oficinas ou cursos específicos para os estudantes, o professor coordenador ministra uma palestra, apresentando a importância dos conteúdos abordados ao longo das oficinas.

Nossas bases teóricas

Teoricamente, o projeto se alicerça no pensamento de que o ensino de redação deve ser interdisciplinar, a fim de facilitar a construção de temas, relacionando múltiplas áreas do conhecimento. Para isso, a base teórica será Garantizado Júnior (2011), sobre a necessidade do ensino de redação interdisciplinar, agregando outras áreas do conhecimento para a consolidação da argumentação e das teses dos estudantes pré-universitários. Os resultados almejados são a integração da UNILAB com ações voltadas para a região do Maciço de Baturité, contribuindo na inserção de mais cidadãos dessa região na instituição, assim como a formação de prática de texto interdisciplinar, que leve em conta as múltiplas áreas do conhecimento, como exige a Matriz de Referências da Prova de Redação do ENEM.

Atividades do PROENEM

 

Curso de Redação Gratuito na Unilab

Uma das principais iniciativas do Projeto ProEnem é a formação do Curso de Redação Gratuito, ministrado pelo Coordenador Geral do projeto e a Equipe de estudantes voluntários, nas dependências da Unilab.

O ProEnem abre Edital de seleção dos estudantes da comunidade do Maciço de Baturité interessados na prova do Enem (a inscrição é 1kg de alimento não perecível).

As aulas: todas as aulas são realizadas nas dependências da Unilab e ministradas pelos estudantes voluntários do ProEnem ou pelo professor Coordenador.

Materiais usados: O material das aulas é elaborado pela Equipe do Projeto ProEnem, sob a orientação do Coordenador do Projeto. No site, os estudantes podem baixar propostas de redação, material usados nas oficinas e material das palestras.

Atividades Extras do Curso: Os estudantes pré-universitários matriculados no curso podem ter palestras, oficinas e laboratórios de redação.

Oficinas interdisciplinares

Os Estudantes voluntários são preparados para elaborar o material das oficinas, assim como ministrar as aulas em atividades na Unilab ou em escolas públicas da Região do Maciço de Baturité.

Os assuntos das aulas são diversos, sempre relacionados com eixos temáticos interdisciplinares que podem ser usados na prova de redação, em especial, na construção da argumentação nos textos estilo Enem. As ações são realizadas pelo Núcleo de Palestras e Oficinas do Projeto.

Palestras interdisciplinares

As palestras são realizadas pelo coordenador geral do projeto PROENEM e pelos estudantes voluntários do Núcleo de de Oficinas e Palestras.

Os temas variam: estrutura da redação, discussão sobre temas, orientações profissionais, mesas redondas de discussão.

As atividades podem ser desenvolvidas nas dependências da Unilab ou nos espaços de escolas públicas da Região do Maciço de Baturité.

Laboratório de Redação Gratuito

O Laboratório de Redação é um momento importante em que os estudantes voluntários corrigem gratuitamente textos dissertativo-argumentativos da comunidade externa à Unilab ou dos integrantes matriculados no Curso de Redação Gratuito.

ProEnem Social

Algumas atividades do projeto objetivam recolher alimentos não perecíveis para ajudar a comunidade do Maciço de Baturité. Essas atividades recebem o nome de ProEnem Social e fazem parte do calendário de ações a serem desenvolvidas pelos estudantes voluntários, sob a orientação do professor coordenador.

Público-Alvo

O projeto visa desenvolver palestras e oficinas interdisciplinares preparatórias para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O público-alvo das ações, no ano de 2019, é:

  • 2.500 estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da Região do Maciço de Baturité, por meio de palestras na Unilab e nas escolas estaduais João Alves (Aracoiaba), Brunilo Jacó (Redenção), Camilo Brasiliense (Redenção), Maria do Carmo (Acarape) e Liceu de Baturité;
  • 300 estudantes pré-universitários matriculados no Curso de Redação Gratuito do projeto ProEnem, realizado nas dependências da Unilab;
  • 15 estudantes de graduação da Unilab, por meio de capacitações sobre elaboração de material, correção de redação, planejamento de eventos e orientações de prática de regência de aula;