Desenvolvimento estilo ENEM

Desenvolvimento estilo ENEM

17 de junho de 2020 Off Por Equipe ProEnem

Escrito por Adriely Clemente (Letras/Unilab) – Estudante Voluntária do Projeto PROENEM

Olá pessoal, tudo bem?

Na dica passada o tema abordado foi sobre a estrutura da Introdução Estilo ENEM, mas hoje, será sobre o (s) parágrafo (s) de desenvolvimento. 

Ė importante recapitular que a sua redação será lida por professores e avaliada por eles de acordo com as cinco competências da redação estilo ENEM e os seus argumentos serão avaliados de acordo com a competência III. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as competências, você pode clicar aqui

Com isto, o que quero dizer é que “ao redigir seu texto, busque apresentar uma proposta concreta, específica ao tema e consistente com o desenvolvimento de suas ideias” (BRASIL, 2019, p.24), pois no (s) parágrafo (s) de desenvolvimento da redação estilo ENEM você precisa deixar o mais claro possível, para o corretor, quais são os seus argumentos para a tese apresentada na introdução de seu texto. Porque é nessa parte que o corretor analisará se você apresenta argumentos consistentes, coerentes e coesos capazes de formar uma unidade textual. No desenvolvimento de seu texto é o melhor momento para você opinar o que explicitou, contextualizou em sua introdução.

No entanto, não é válido apenas apresentar, elencar vários problemas e esquecer do principal: a argumentação. Em seu texto é necessário que você defenda o seu ponto de vista através de uma argumentação consistente e que seus argumentos estejam articulados com a tese apresentada em sua introdução. Isto é, após ter apresentado inicialmente sua tese, você deverá organizar as suas ideias, argumentar, dizer o porquê, descrever como você observa o (s) problema (s) na sociedade, de acordo com o tema da proposta de redação.  

Em seu (s) parágrafo (s) demonstre para o corretor da redação que você sabe relacionar e interpretar as ideias e que possui bagagem sociocultural, bagagens adquiridas em suas aulas e/ou através de pesquisas na internet. Coloque em prática em sua redação as leituras das Dicas da Equipe ProEnem Unilab! 

Apesar de você considerar ter uma certa familiaridade com o tema da proposta e pensar que por muito escrever você estará provando para o corretor que domina o assunto é importante como já dito, que você selecione e focalize em escrever um ou dois problemas causadores e aprofundá-los em sua redação. “Menos é mais”. Ou seja, focalizando em pelo menos dois problemas e opinando de maneira consistente e bem trabalhada será melhor e é mais válido do que apenas expor vários problemas e acabar esquecendo de resolvê-los.

– Mas como aprofundar o tema em seu desenvolvimento com uma boa argumentação?

Preste atenção nas sugestões a seguir que o próprio manual de redação do ENEM sugere para que você, pré-universitário, utilize em sua redação:

  • Exemplos;
  • Dados estatísticos;
  • Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos;
  • Citações de algum autor seja ele um filósofo, historiador, pesquisador ou profissional de alguma área do conhecimento;
  • Causas e consequências;

Você conseguirá enriquecer seu texto e persuadir o corretor se utilizar alguma dessas técnicas em seu (s) parágrafo (s) de desenvolvimento!

Mas, lembre-se sempre de observar “[…] se o desenvolvimento de seu texto apresenta argumentos que convergem para o ponto de vista que você está defendendo” (BRASIL, 2019, p.20) pois não adiantará de nada você utilizar algum dado ou citação, por exemplo, e não fazer sentido com a sua tese inicial.  Por isso, é importante reunir “ todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema e depois [selecionar] as que forem pertinentes para a defesa do seu ponto de vista, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto. (BRASIL, 2019, p.19 [adaptada]).

Sintetizando, o desenvolvimento de seu texto deve conter as justificativas para comprovar a sua tese. Essas justificativas são apresentadas através de argumentos. “Cada argumento apresentado por você em sua redação deve responder à pergunta: ‘por quê?’ em relação a tese defendida” (BRASIL, 2019, p.17).

E é isso pessoal! 

Até a próxima dica!