Introdução estilo ENEM

Introdução estilo ENEM

11 de junho de 2020 Off Por Equipe ProEnem

Escrito por Leonardo Chaves (Letras/Unilab) e Bárbara Cruz (PPGlin/Unilab) – Estudantes voluntários do projeto PROENEM

Olá, pessoal!

Na dica A dissertação-argumentativa, abordamos um ponto muito importante para qualquer pré-universitário que pretende prestar o ENEM: a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.

Bem, tanto para o ENEM quanto para outros vestibulares, devemos ter em mente que a nossa redação deve seguir alguns princípios básicos, como: a apresentação de uma tese, o desenvolvimento de justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fechamento à discussão elaborada no texto, compondo um processo argumentativo. Isso quer dizer que, para não deixar de atender a esse tipo textual, seu texto deve apresentar uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nas próximas dicas, vamos esmiuçar cada ponto básico da redação. Hoje, é a vez de conversarmos sobre a introdução.

Em poucas palavras, na introdução nós devemos apresentar o tema a ser discutido. Mas calma, tá?  Essa apresentação não deve ser feita de qualquer modo, ela requer uma organização textual e argumentativa que mostre, de cara, o repertório que você tem para apresentar ao avaliador. Portanto, fique atento às próximas dicas, elas poderão te ajudar a escrever uma introdução de sucesso!

Primeiro: o que devemos apresentar/fazer em uma introdução?

Devemos EXPLICAR o tema e SE POSICIONAR diante dele.

Basicamente, uma boa introdução possui essas duas partes: uma em que você contextualiza e explica o tema e outra que mostre o ponto de vista a ser defendido ao longo do texto. Nesse sentido, é muito interessante ilustrar o assunto em que o tema se encontra e mostrar o seu posicionamento frente à discussão sugerida, pois isso vai situar o seu avaliador diante do que será tratado na sequência do texto. Para entender melhor, observemos o exemplo:

(1) As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. (2) Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos. (REDAÇÃO DE PEDRO ASSAAD SALLOUM MOREIRA DA ROCHA, NOTA 1000 ENEM/2018)

(1) EXPLICAÇÃO DO TEMA – Nesse ponto, é perceptível a preocupação do estudante em mostrar as circunstâncias que estão ao redor da situação proposta no tema da redação, falando dos crescentes avanços tecnológicos das últimas décadas e mostrando que o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação possibilitou a ampliação do acesso a informação.  

(2) POSICIONAMENTO – Logo após apresentar informações que contextualizam o ponto central da discussão, o estudante já toma a atitude de assumir uma posição sobre o tema proposto. Veja bem, o tema daquele ano era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, ciente disso, o participante toma uma postura de análise a alguns impactos emergentes dessa problemática: “perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos”. Isso já mostra ao avaliador o parecer do participante diante do tema e os pontos que, possivelmente, serão abordados na sequência do texto.

Segundo: quais as estratégias relevantes para desenvolver uma introdução?

A introdução é a principal chamada do leitor para o seu texto. Nela, você situa-o no assunto que será apresentado, possibilitando que o interlocutor conheça a temática que será desenvolvida. Uma introdução mal escrita pode fazer com que o corretor perca o interesse em ler o seu texto. Portanto, esteja atento para alguns aspectos fundamentais:

  1. Compreenda o comando da proposta de redação. Isso evitará que você fuja parcial ou totalmente do tema;
  2. A paráfrase, que consiste em apresentar um tópico com suas palavras, pode ser utilizada como recurso para iniciar a sua introdução e apresentar a temática que será trabalhada;
  3. É interessante que, logo na introdução, você dê indícios ao leitor sobre o seu posicionamento;
  4. Elabore uma introdução concisa e eficiente. Evite sobrecarregar o seu corretor com muitas informações que, por muitas vezes, podem ficar desconexas e confusas;
  5. Para isso, é fundamental que você selecione os tópicos essenciais que devem ser apresentados em sua produção. Há temas que levantam muitas discussões e os estudantes enchem-se de muitas ideias, mas é preciso manter o foco e definir o que é essencial apresentar em seu texto.

Terceiro: Tipos de Introdução

Nas dicas anteriores vocês compreenderam o que é uma tese e a importância de bons argumentos para a construção de seu posicionamento. Você sabia que, para isso, você pode recorrer a várias estruturas para a elaboração de sua introdução? Para não nos alongarmos muito neste tópico, apresentaremos apenas 3 tipos de teses: a tese por contra-argumento, tese por afirmação e tese por solução antecipada. Conhecer essas estruturas pode ser uma bússola para você que sente bastante dificuldade em iniciar o seu texto e fica com dúvidas sobre o que colocar na introdução.

01) Tese por contra-argumento: esse tipo de introdução é bastante utilizada. Essa estrutura consiste em iniciar o parágrafo com uma afirmação sobre o tema. Em seguida, utiliza-se um conectivo com efeito de oposição (NO ENTANTO,CONTUDO,ENTRETANTO,TODAVIA). Logo após, indica-se uma problemática também oposta a afirmação apresentada no início do parágrafo. Indicamos que essa problemática contenha entre dois a três problemas, no máximo. Isso porque os problemas exibidos na introdução serão trabalhados no desenvolvimento e devem ser solucionados,um a um, no último parágrafo. 

Veja o exemplo a seguir:

 Tema: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

“O advento da internet possibilitou um avanço das formas de comunicação e permitiu um maior acesso à informação. No entanto, a venda de dados particulares de usuários se mostra um grande problema. Apesar dos esforços para coibir essa prática, o combate à manipulação de usuários por meio de controle de dados representa um enorme desafio. Pode-se dizer, então, que a negligência por parte do governo e a forte mentalidade individualista dos empresários são os principais responsáveis pelo quadro”.

Nesta redação, o estudante apresentou uma afirmação sobre o tema, utilizou o conectivo “no entanto” e apresentou os seus problemas:(1) a venda de dados particulares, (2) e a influência do governo e empresários no desafio do combate a manipulação dos usuários.

02) Tese por afirmação: Neste tipo de introdução, é apontado uma afirmação sobre a problemática abordada. Veja o exemplo a seguir: 

Tema: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

“No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual”.

Neste exemplo, o estudante comparou o cenário do filme “Matriz” com o atual contexto brasileiro, afirmando como a tecnologia consegue alienar os indivíduos por meio das informações divulgadas pelas mídias. 

03) Tese por solução antecipada: Neste tipo de tese, apresenta-se afirmações sobre a temática e uma prévia da solução que será apresentada ao longo do texto. No último parágrafo, a intervenção deve reforçar a solução apresentada na introdução e melhor desenvolvê-la. Veja o exemplo a seguir :

Tema: “A persistência da violência contra a mulher da sociedade brasileira”

“A violência contra a mulher no Brasil ainda é grande. Entretanto, deve haver uma distinção entre casos gerais (que ocorrem independentemente do sexo da vítima) e casos específicos. Os níveis de homicídios, assaltos, sequestros e agressões são altos, portanto, o número de mulheres atingidas por esse índice também é grande. Em casos que a mulher é vítima devido ao seu gênero, como estupros, abusos sexuais e agressões domésticas, as Leis Maria da Penha e do Feminicídio, aliadas às Delegacias das Mulheres e ao Ligue 180 são meios de diminuir esses casos”.

Neste exemplo, o estudante apresenta exemplos de situações de violência em nosso cotidiano e enumera os tipos de situações em que a violência ocorre devido ao sexo feminino. Em seguida, são apresentadas medidas existentes que servem de apoio e proteção para as mulheres.

Muito bem! Na dica de hoje, como você percebeu, tentamos esmiuçar os mecanismos textuais que envolvem uma das partes mais importantes da redação. Seguindo essas dicas, com certeza, sua introdução atingirá notas máximas!