Nayne e Adriely, Bolsistas do Projeto Enem-TEC e voluntárias do PROENEM,  ministram aula 03 do Curso de Redação

Nayne e Adriely, Bolsistas do Projeto Enem-TEC e voluntárias do PROENEM, ministram aula 03 do Curso de Redação

11 de junho de 2019 Off Por Equipe ProEnem

A terceira aula do Curso de Redação Gratuito do Projeto ProEnem, nas três turmas do Módulo I do projeto, foram ministradas pelas estudantes voluntárias do ProEnem Nayne (Letras/Unilab) e Adriely (Letras/Unilab). As duas estudantes também são bolsistas do projeto Enem-TEC, projeto de pesquisa coordenado pelo prof. Dr. Olavo Garantizado (Clique aqui para saber informações do Enem-TEC), que visa analisar como os instrumentos tecnológicos contribuem para a construção da argumentação da Redação no Enem.

As ações foram realizadas para as três turmas (Turma 01, manhã/Turma 02, tarde/Turma 03, tarde) que integram as atividades dessa fase inicial do projeto.

A aula teve como tema central o uso das estratégias argumentativas de comparação e exemplificação. Na oportunidade, os estudantes pré-universitários que fazem o curso puderam opinar sobre diversas situações em que o uso da comparação pode ser evidenciada na prova de redação estilo Enem.

Temas como a “A importância da mulher na sociedade”, “Uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar”, para citar apenas dois, foram debatidos na turma e, em seguida, apresentadas as maneiras adequadas para que os pré-universitários pudessem usar exemplos e comparações de forma contextualizada.

O material usado na aula pode ser encontrado clicando aqui. O Módulo I continua com mais duas aulas, uma sobre argumento de autoridade e a última sobre conclusão.

Correção de redações

Toda terça-feira, os estudantes pré-universitários podem fazer uma redação no banco de propostas do Projeto PROENEM (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO PROENEM).

Nesta quinta, a partir das 14:00h, na Sala do Life/Auroras, os alunos podem ter acompanhamento gratuito com os corretores do ProEnem. A Ação faz parte do Laboratório de Redação Gratuito do projeto. Os estudantes que fazem parte do curso, que tiveram a sua redação corrigida, podem tirar dúvidas e saber como podem melhorar.

A seguir, algumas fotos que registram a aula 03: