Portal do Projeto PROENEM ajuda mais alunos pré-universitários a partir do uso de recursos tecnológicos

19 de junho de 2019 Off Por Equipe ProEnem

Escrito por Prof. Dr. José Olavo da Silva Garantizado Júnior (ILL/UNILAB)

Na aula 04 do Módulo I do Curso de redação Gratuito, ministrada pelo estudante voluntário do projeto de Pesquisa Enem-TEC e do projeto de extensão PROENEM, Leonardo Chaves (LETRAS/UNILAB), sobre argumento de autoridade na redação, foram usados alguns recursos tecnológicos como estratégias pedagógicas para a constituição da argumentação em redações pré-universitárias.

Os estudantes pré-universtiários tiveram acesso à Tablets da Sala do LIFE/UNILAB, Campus das Auroras. Sendo assim, eles puderam acompanhar o material da oficina sobre argumento de autoridade por meio dos recursos do portal do projeto ProEnem, assim como na tela do recurso tecnológico.

Neste ano de 2019, o Projeto ProEnem, coordenado pelo prof. Dr. Olavo Garantizado (ILL/UNILAB), está estreitando relações com os projetos de pesquisa deste docente a fim de constatar como argumentação pode ser constituída a partir das estratégias usadas pelo ProEnem para o desenvolvimento da capacidade do estudante em argumentar.

Nesse sentido, algumas seções do portal foram criadas com o objetivo específico de desenvolver a interação com os alunos voluntários do projeto (estudantes que preparam o material que será publicado e ministram as oficinas), assim como os estudantes pré-universitários da Região do Maciço de Baturité.

Seção “Ajuda na Redação” do Portal do ProEnem

Nesta seção do portal, os estudantes volutários e o professor coordenador preparam materiais e dicas para ajudar os alunos pré-universitários a desenvolverem uma boa redação. Nessa parte do portal do ProEnem poderemos ter “Propostas de redações comentadas”, espaço em que a Equipe ProEnem comenta os temas das propostas de redação estilo Enem do site, facilitando a compreensão dos alunos sobre os textos motivadores e até dando dicas de construção do plano de texto; “Redações comentadas”, espaço em que as melhores redações feitas pelos alunos matriculados no Curso de redação gratuito são analisadas, a fim de valorizar as boas notas e ajudar outros alunos na construção argumentativa; “Ciências Humanas na Redação”, espaço do site em que os estudantes do ProEnem podem apresentar dicas de múltiplas áreas das Humanas como Sociologia, Filosofia, Psicologia, dentre outras.

Seção “Dicas de Redação”

Nesta parte do Portal do ProEnem, os alunos pré-universitários poderão ter acesso aos artigos, ás notícias e às matérias gratuitas sobre redação, Enem, ou demais informações pertinentes do processo de seleção. Normalmente, os textos são produzidos pela Equipe de Bolsistas do Projeto ProEnem, sob a coordenação e supervisão do Prof. Dr. Olavo Garantizado (Unilab).

Seção “Propostas de Redação”

Semanalmente, o projeto ProEnem disponibiliza no site propostas de redações gratuitas a fim de possibilitar que mais pessoas possam exercitar as suas atividades e ações.