Prof. Olavo Garantizado e Bolsistas do ProEnem e Enem-TEC participam dos Seminários Linguísticos na UFC

25 de junho de 2019 Off Por Equipe ProEnem

Na noite do dia 24 de junho de 2019, no último encontro dos Seminários Linguísticos da Universidade Federal do Ceará (SEMLIN/UFC), projeto atualmente coordenado pelo prof. Dr. Júlio Araújo (PPGL/UFC), os bolsistas voluntários dos projetos ProEnem e Enem-TEC, coordenados pelo Prof. Dr. Olavo Garantizado (PPGLin/UNILAB), apresentaram os resultados preliminares das interferências do uso do Portal do Projeto ProEnem na construção da argumentação nos textos dissertativo-argumentativos dos estudantes do Curso de Redação Gratuito em Redenção (ação do projeto ProEnem que cria corpus para as pesquisas do Enem-TEC).

Na abertura, Prof. Júlio Araújo (PPGL/UFC) falou para todos da importância das relações entre as instituições Unilab e UFC e, em seguida, parabenizou os membros do ProEnem pelo trabalho desempenhado na Região do Maciço de Baturité. Em sua fala, o docente saudou o prof. Olavo e relembrou o fato de este ter sido o seu primeiro bolsista de pesquisa CNPq na UFC.

Prof. Olavo Garantizado (PPGLin/UNILAB), em seu momento de fala, agradeceu às palavras do prof. Júlio e fez um levantamento sobre as principais abordagens teóricas dos estudos argumentativos, com ênfase nas perspectivas textuais e retóricas. Depois disso, o professor explicou algumas noções sobre as técnicas argumentativas, seguindo o pensamento da Nova Retórica.

Após os esclarecimentos teóricos, Prof. Olavo apresentou as principais informações sobre os projetos ProEnem e Enem-TEC, com destaque para o Portal do Projeto ProEnem e para o Curso de Redação Gratuito, principais ações do projeto no ano de 2019. Para isso, o docente descreveu as seções do portal para todos presentes, identificando todas as ferramentas usadas pelos estudantes pré-universitários que serão analisadas e avaliadas como objetos de estudos do Enem-Tec nos próximos meses de pesquisas.

Depois disso, a palavra passou a ser dos bolsistas voluntários dos projetos Enem-TEC e ProEnem, que apresentaram algumas análises preliminares de redações produzidas por alunos do Curso de Redação gratuito na Cidade de Redenção. Sequencialmente, Adriely Clemente (LETRAS/UNILAB), Maria Nayne (LETRAS/UNILAB), Leonardo Chaves (LETRAS/UNILAB) e Bárbara Cruz (LETRAS/UNILAB) mostraram algumas técnicas presentes em textos dissertativo-argumentativos de alunos pré-universitários.

No final, Prof. Olavo Garantizado (PPGLin/UNILAB) agradeceu aos presentes, em especial a seu antigo orientador da graduação em Letras na UFC, prof. Júlio Araújo, e destacou o importante papel que seus bolsistas voluntários, representados pelo grupo que estava apresentando nos Seminários Linguísticos, possui para a inclusão de mais estudantes da Região do Maciço de Baturité na Unilab. Na fala do Prof. Olavo, ele afirmou o quanto estava feliz com o momento e com o crescimento das ações do ProEnem a nível local.

Você pode conferir as fotos dessa importante noite em que os Bolsistas voluntários do ProEnem foram protagonistas a seguir: