Projeto ProEnem desenvolve ação de arrecadação de alimentos nos aulões gratuitos

30 de maio de 2019 1 Por Equipe ProEnem

Escrito por Prof. Dr. José Olavo da Silva Garantizado Júnior (ILL/UNILAB)

O Projeto PROENEM iniciou o Curso de Redação Gratuito com 03 turmas com aproximadamente 150 estudantes pré-universitários da Região do Maciço de Baturité. Para marcar o início das atividades, foram realizadas ações de palestras, oficinas e aulões beneficentes (a entrada das atividades era de 1kg de alimento não perecível).

Nas primeiras atividades, Prof. Olavo Garantizado ministrou palestras gratuitas abertas ao público e as aulas das turmas do Curso de Redação. Na terça-feira, dia 28 de maio, as aulas foram realizadas em dois turnos (pela manhã, turma 1, entre 9:00h até 11:00h; pela tarde, turma 02, entre 13:30h até 15:30 e turma 03, entre 16:00h até 17:00h). O tema das aulas ministradas pelos professor Olavo girou em torno dos “Tipos de introduções estilo Enem”. Na aba “Curso de Redação” de nosso portal podemos encontrar o cronograma das ações, além das propostas e material usado nas atividades (clique aqui para acessar o material do curso)

As atividades foram organizadas, planejadas e elaboradas pela Equipe de Bolsistas Voluntários do Projeto PROENEM. Consta ainda na programação desta semana de abertura das atividades, correção de redações gratuitas para a comunidade, orientações profissionais individualizadas e entrega dos alimentos para a população.

Para a Bolsista do Projeto, estudante Amanda Paz (Letras/Unilab), “O ProEnem, além de tentar fazer que os estudantes melhorem a produção da redação no Enem, visa possibilitar que nós, voluntários e bolsistas, possamos ter uma formação mais humanas, solidária, com olhar para nossa região”. Para o Coordenador do Projeto, prof. Olavo Garantizado, “o nosso projeto em 2019 não é apenas uma tentativa de intervenção pedagógica, mas uma iniciativa social, pois todas as atividades extras do curso possuem doação de alimentos que serão entregues nas comunidades de Redenção, Acarape e Aracoiaba”.

Uma das palestras teve a rápida presença do Reitor da Unilab, Prof. Alexandre, que parabenizou a equipe pelas ações e reforçou a importância do projeto e de outros projetos de extensão para a Unilab.

O Curso de Redação funcionará nos meses de maio e junho com o Módulo 1. Estão previstas várias atividades ao longo do mês de junho, todas realizadas pelo Grupo de ProEnem. A seguir, algumas imagens das atividades realizadas: