Ajuda na redação: análise do tema “Inclusão social em questão no Brasil”.

Ajuda na redação: análise do tema “Inclusão social em questão no Brasil”.

11 de junho de 2020 Off Por Equipe ProEnem

Escrito por Adriely Clemente (Letras/Unilab) – Estudante Voluntária do Projeto PROENEM.

Consulte a proposta de Redação, clicando aqui!

Antes de escrever a sua redação, ou após a leitura dos textos motivadores, que tal você pesquisar sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e utilizá-la como forma de apresentar uma argumentação concreta e coerente? Será um ponto enriquecedor em sua redação! 

Para a Ajuda na Redação de hoje, apresentaremos alguns possíveis questionamentos que poderão ser abordados na escrita da redação sobre o tema: Inclusão social em questão no Brasil. Mas, já adiantamos: não é necessário aplicar todos os questionamentos apresentados a seguir, até porque a redação estilo ENEM só comporta 30 linhas e você deve estruturá-la através da introdução, desenvolvimento e conclusão.  Portanto, esta Ajuda na Redação objetiva apresentar a você, pré-universitário, possíveis interpretações para os quatro textos motivadores da proposta de redação do tema em questão.

Então, através da leitura do primeiro parágrafo do texto I você pode opinar em sua redação que é diferente falar sobre Inclusão e Exclusão/Segregação social. Para isso, você precisa ter em mente o que é incluir e o que é excluir/segregar. Você pode perguntar-se e escrever sobre quais são as consequências geradoras em uma pessoa que é excluída/segregada de alguma prática social. 

No segundo parágrafo do texto I é possível notar alguns exemplos de pessoas que são excluídas de participar de alguma atividade da sociedade. Então, questione-se:

  • Acontece isso por quê?
  • O que propor para amenizar essa exclusão?
  • Quais serão as consequências sofridas por aqueles que estão sendo excluído de algo? 

Com o texto II você pode ter pelo menos esses caminhos para abordar em sua redação:

  • O que dizer sobre as empresas/instituições que contratam pessoas com necessidades especiais? Elas estão de fato incluindo pessoas com deficiências?
  • O que dizer sobre as empresas/instituições que não contratam pessoas com necessidades especiais? 
  • O mercado de trabalho está apto para lidar com pessoas com necessidades especiais?

O texto III, utiliza um texto multimodal. Uma curiosidade que pode te auxiliar na escrita da redação é que a primeira cadeira de rodas dobrável foi construída pelo engenheiro H.C. Jennings para o norte-americano, Herbert A. Everest, no ano de 1933. Com isto você pode abordar também que apesar das inovações tecnológicas e de hoje existir próteses e diversas adaptações da funcionalidade corporal e melhorias da acessibilidade na arquitetura urbana, ainda há muito a se fazer para vencer as barreiras de locomoção e de aceitação social e profissional. Por isso, através do texto III argumente sobre a dica acima focando pelo menos na barreira da aceitação profissional. Você também poderá fazer esses questionamentos para abordar em sua redação:

  • Pessoas com necessidades especiais estão aptas para o mercado de trabalho. Mas será que as empresas possuem estruturas físicas para recebê-las, contratá-las? (Olhe por exemplo, que na imagem do texto III há um cadeirante em busca de uma vaga de emprego, mas o local onde há essas vagas não há rampas ou elevador, e sim, escadas).
  • O que as instituições, tais como: escolas, universidades, hospitais, empresas, entre outras devem fazer para incluir pessoas com necessidades especiais?

Já com a leitura do IV texto motivador você tem pelo menos essas direções a seguir:

  •  O que você acha sobre crianças com deficiências estudarem em escolas tidas como comuns? Você acha que apenas estar, estudar em uma sala com crianças tidas pela sociedade ‘normais’ é o suficiente? 
  • Qual a importância da educação inclusiva? Você pode mostrar, por exemplo, que uma educação inclusiva desde a infância, acarretará em resultados positivos para a sociedade, pois a criança sem deficiência aprenderá a não maltratar pessoas com deficiências. A convivência fará com que ambas reflitam a colocar-se no lugar do outro.

Você pode questionar-se também: 

  • Será que os professores estão aptos a lidar com crianças com necessidades especiais? Caso você considere que existe professores que não estariam aptos a lidar com essa situação, o que você sugeriria? 

Então, é hora de praticar e estruturar a sua redação. Escolha algum ponto norteador e utilize-o para ser sua tese. Apresente argumentos em seu desenvolvimento e apresente uma proposta de intervenção.