Projeto ProEnem desenvolve ação de arrecadação de alimentos nos aulões gratuitos

30 de maio de 2019 425 Por Equipe ProEnem

Escrito por Prof. Dr. José Olavo da Silva Garantizado Júnior (ILL/UNILAB)

O Projeto PROENEM iniciou o Curso de Redação Gratuito com 03 turmas com aproximadamente 150 estudantes pré-universitários da Região do Maciço de Baturité. Para marcar o início das atividades, foram realizadas ações de palestras, oficinas e aulões beneficentes (a entrada das atividades era de 1kg de alimento não perecível).

Nas primeiras atividades, Prof. Olavo Garantizado ministrou palestras gratuitas abertas ao público e as aulas das turmas do Curso de Redação. Na terça-feira, dia 28 de maio, as aulas foram realizadas em dois turnos (pela manhã, turma 1, entre 9:00h até 11:00h; pela tarde, turma 02, entre 13:30h até 15:30 e turma 03, entre 16:00h até 17:00h). O tema das aulas ministradas pelos professor Olavo girou em torno dos “Tipos de introduções estilo Enem”. Na aba “Curso de Redação” de nosso portal podemos encontrar o cronograma das ações, além das propostas e material usado nas atividades (clique aqui para acessar o material do curso)

As atividades foram organizadas, planejadas e elaboradas pela Equipe de Bolsistas Voluntários do Projeto PROENEM. Consta ainda na programação desta semana de abertura das atividades, correção de redações gratuitas para a comunidade, orientações profissionais individualizadas e entrega dos alimentos para a população.

Para a Bolsista do Projeto, estudante Amanda Paz (Letras/Unilab), “O ProEnem, além de tentar fazer que os estudantes melhorem a produção da redação no Enem, visa possibilitar que nós, voluntários e bolsistas, possamos ter uma formação mais humanas, solidária, com olhar para nossa região”. Para o Coordenador do Projeto, prof. Olavo Garantizado, “o nosso projeto em 2019 não é apenas uma tentativa de intervenção pedagógica, mas uma iniciativa social, pois todas as atividades extras do curso possuem doação de alimentos que serão entregues nas comunidades de Redenção, Acarape e Aracoiaba”.

Uma das palestras teve a rápida presença do Reitor da Unilab, Prof. Alexandre, que parabenizou a equipe pelas ações e reforçou a importância do projeto e de outros projetos de extensão para a Unilab.

O Curso de Redação funcionará nos meses de maio e junho com o Módulo 1. Estão previstas várias atividades ao longo do mês de junho, todas realizadas pelo Grupo de ProEnem. A seguir, algumas imagens das atividades realizadas: